Prof. Eloá - Geografia - aula 16/04
- Prof. Eloá
- 16 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Olá, turmaaa!! Bom dia!! Levanta dessa cama e vamos estudar! :D
Na aula de hoje vamos estudar sobre os Recursos naturais da Europa, e como eles podem ser aproveitados para a energia. Ainda quando estávamos em sala de aula, chegamos a falar um pouco sobre matrizes energéticas, lembram? Vamos ver como é essa disponibilidade na Europa. E logo abaixo do vídeo vocês encontram a correção dos exercícios que eu passei na semana passada. É extremamente importante manter o caderno em dia, gente! Façam os exercícios para verem se estão assimilando o conteúdo. E não deixem de corrigir.
Correção dos exercícios da aula passada:
Pág. 80 e 81
3) Baixa natalidade e crescimento populacional estável.
4) Pelo Mar Mediterrâneo passam dezenas de embarcações com pessoas vindas da África (e refugiados da Síria) em direção aos países europeus, pelo litoral do Mar Mediterrâneo.
5) Com a queda nas taxas de natalidade nos países europeus, os imigrantes que se deslocam para o continente representam uma importante parcela da população economicamente ativa, ocupando postos de trabalhos que na maioria das vezes exigem baixa qualificação profissional. São os imigrantes que contribuem para sustentar os sistemas sociais e previdenciários públicos.
8) Os imigrantes provenientes de países desenvolvidos são os mais bem remunerados, por constituírem, no geral, mão de obra qualificada. Os imigrantes de países em desenvolvimento ocupam postos de trabalhos menos qualificados, e por isso recebem salários mais baixos.
9) a) Imigrantes africanos em barco superlotado, sendo resgatados no mar (percebe-se pelo salva-vidas) em direção à Europa.
b) A maior parte dos africanos deixa seus países de origem devido a situações de guerras e conflitos étnicos, perseguições políticas, crises econômicas ou catástrofes naturais, como secas prolongadas.
10) a) A proximidade da Grécia, Itália e Espanha com o continente africano e países do Oriente Médio, regiões que apresentam altas taxas de emigração e refugiados, ajudam a explicar a entrada no continente europeu por meio desses três países, banhados pelo Mar Mediterrâneo.
b) Sírios, marroquinos e nigerianos.
c) A Síria enfrenta, desde 2011, uma guerra civil. Essa condição faz com que vários sírios fujam de seu país e procurem a Europa, que apresenta boas condições de vida.
d) Os migrantes que atravessam o Mar Mediterrâneo em direção à Europa se arriscam ao viajarem em embarcações precárias e sem segurança - é grande o número de mortes na travessia do Mediterrâneo.
11) a) Geralmente, os migrantes buscam emprego, estudo ou melhor qualidade de vida no local para onde se deslocam; os refugiados geralmente deixam seu país natal para salvar a própria vida, fugindo das guerras, de perseguições políticas ou religiosas ou da violação de direitos humanos, entre outros problemas.
b) Resposta pessoal.
c) Resposta pessoal.
Gente, é muito importante que façam os exercícios e corrijam, tá bom?
Até semana que vem! ♥




Comentários