top of page

Turma 701 - Máquinas Simples - parte 2

Olá!!!


Hoje, daremos continuidade ao estudo das máquinas simples. Segue o resumo para aqueles que ainda não possuem o material didático. Quaisquer dúvidas, estaremos juntos no plantão de dúvidas, onde discutiremos ao vivo todos os assuntos.


Roldanas e polias

Você já observou pessoalmente, em programas esportivos ou em filmes, que nas academias de ginástica os aparelhos de musculação são cheios de discos rígidos em torno dos quais há um fio, em que estão presas as cargas? Para que servem?

Esses discos são denominados roldanas ou polias. São discos com um canal por meio do qual passa um fio ou corda, em que está presa uma carga.


Roldanas fixas


A roldana fixa facilita a realização de um esforço por mudar a direção da força que seria necessária. Nesse caso, a força necessária para equilibrar o corpo é igual à força realizada pela pessoa. Entretanto, para levantar a carga, temos que puxar para baixo, o que facilita o trabalho.


Roldanas móveis


As roldanas móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto.


  • Com uma roldana móvel, a força necessária para equilibrar a carga é dividida por dois (2).

  • Com duas roldanas móveis, a força necessária é dividida por quatro (2x2).

  • Com três, é dividida por oito (2x2x2), e assim sucessivamente.

Agora já sabemos a razão de haver tantas polias em uma sala de musculação. Elas tornaram viáveis o esforço que queremos realizar, em geral mudando de direção da força necessária para levantar os pesos, a fim de trabalhar a musculatura desejada.


E então, queridos alunos? Espero que tenham entendido a lógica por trás dessa máquina simples, extremamente utilizada no nosso cotidiano. Nos vemos no plantão para conversar mais sobre as máquinas simples! Um forte abraço em todos!



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page