top of page

Geografia - aula 30/07 - prof. Eloá

Olá queridos, bom dia!!


Hoje nossa aula será um pouquinho diferente do que geralmente é. Hoje eu escolhi passar pra vocês um filme, que tem a ver com o conteúdo que estamos estudando. É uma forma de aprendermos de uma maneira diferente, estimularmos nossa reflexão, e também relaxar um pouco, né?


Estamos estudando sobre a América Central nesse momento, e como vimos, essa região não se destaca muito pelas suas atividades industriais. Apesar de haver grandes diferenças entre os países da América Central e do Brasil, por exemplo, o fato é que a América Latina, como um todo, foi um território de exploração dos países europeus, e isso produz raízes que se enxergam até os dias de hoje. Portanto, achei interessante destacar algo inesperado: como um continente que foi super explorado, apesar de haver divergências, há tantas coincidências?


Cuba, por exemplo, é cotidianamente visto como um país atrasado, isso porque possui um modelo econômico socialista. Mas quais são as semelhanças com o Brasil, por exemplo? O filme mostra a realidade de Havana, uma cidade de Cuba. Podemos observar uma grande similaridade no que se refere ao contexto urbano de algumas cidades do Brasil. Conforme aponta o filme, uma realidade de bastante indignação, onde crianças precisam trabalhar ao invés de se manter na escola, para prover seu sustento. A problemática de pais ausentes também. Ou seja, apesar de políticas diferentes, os problemas urbanos possuem certa similaridade.


Além de reparar essa similaridade, é importante pensarmos o seguinte... Por que esses países da América Central são considerados subdesenvolvidos, pobres e passam por esses problemas sociais? Qual é a origem desses problemas econômicos e sociais, que tanto se assemelham a nossa realidade? As raízes históricas escravocratas e coloniais é um caminho para pensar nisso.


Mas quero também trazer uma outra reflexão: apesar da América Central ser vista como subdesenvolvida, pobre, atrasada, e falando mais especificamente de Cuba, é justamente seu modelo econômico que garante ao país um sistema de saúde que é referência, bem como sua educação, apesar de todas suas limitações.


Vou colocar aqui o link de algumas matérias a respeito do desenvolvimento social de Cuba. Colocarei também um link com uma reportagem sobre o filme. Diante disso, gostaria que vocês produzissem um pequeno texto com seus comentários sobre o filme e com algumas reflexões que fiz aqui nessa postagem. Gente, eu não quero que vocês descrevam o que acontece no filme, ou copiem alguma resenha. Gostaria que colocassem somente as opiniões e reflexões de vocês, tá bom?


Reportagem do filme:


Como Cuba consegue índices de países desenvolvidos na saúde?


Saúde e educação em Cuba: um panorama aos 50 anos da Revolução:



Por hoje é só, turma! Até semana que vem ♥

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aviso - Resultados de Recuperação

AVISO - Resultados de Recuperação pendentes serão disponibilizados segunda-feira, 21/12, após 12h. Atenciosamente, Coordenação - CPG

Comments


bottom of page