top of page

Geografia - aula 23/07 - prof. Eloá

Olá queridos, bom dia!


Vamos dar sequência em nossos estudos, e hoje vamos falar sobre a China e sua população. Como é a população da China? Como é a sua distribuição no território? Como foi a transição da China, de um país rural a urbano? Vamos ver na aula de hoje...


Exercícios para serem feitos sobre a aula de hoje: pág. 164 e 165 (Exercícios: 6, 8 e 10)


Correção dos exercícios da última aula (16/07): pág. 164 e 165


1) Mao Tsé-Tung liderou a Revolução Comunista de 1949, que implantou o comunismo na China. Tornou-se líder da nação nos anos subsequentes, implementando iniciativas como o Grande Salto para a Frente (cujo objetivo era a aceleração do desenvolvimento econômico por meio da coletivização do campo e do investimento nas indústrias de base) e a Revolução Cultural.


2) As Zonas Econômicas Especiais (ZEE) são áreas estrategicamente escolhidas pelo governo para o desenvolvimento de práticas capitalistas na China comunista. Surgiram em virtude dos planos de abertura econômica e modernização capitaneados por Deng Xiaoping a partir de 1978.


3) D


4) B


5) C


7) A China procura meios de aumentar o número de pessoas economicamente ativas, de modo a lidar com o crescente número de idosos de sua população. O fim da política do filho único teve essa intenção, mas os alto custos de educação e saúde e a entrada de mulheres no mercado de trabalho fazem com que as taxas de natalidade não sejam suficientes para sanar o problema. Ainda que o número de filhos cresça de uma maneira considerável para lidar com essa questão, outras dificuldades se impõem à demografia chinesa: a China é o país mais populoso do mundo, e as pressões sobre os recursos naturais e o aumento dos aglomerados urbanos já são problemas que tendem a se agravar.


9) a) Porque a preponderância econômica gera dependência que, por sua vez, abre caminho para a influência militar. Os Estados Unidos são hoje a potência hegemônica em termos econômicos e militares e se vêem ameaçados pela China.


b) A produtividade chinesa pode aumentar muito, diferentemente da produtividade nos Estados Unidos, onde os custos de produção são mais elevados que os da China.


Por hoje é só, queridos! Não deixem de fazer os exercícios, corrigir e manter o caderno em dia! Abraços ♥

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aviso - Resultados de Recuperação

AVISO - Resultados de Recuperação pendentes serão disponibilizados segunda-feira, 21/12, após 12h. Atenciosamente, Coordenação - CPG

Comments


bottom of page