Geografia - aula 09/07 - prof. Eloá
- Prof. Eloá
- 9 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Olá, queridos! Bom dia!
Vamos dar continuidade aos nossos estudos sobre o México, e dessa vez vamos falar um pouco sobre sua economia. Veremos que os aspectos físicos e populacionais, que nós já estudamos, interfere bastante na sua economia, que é caracterizada como diversificada, apesar de dependente dos Estados Unidos. Vamos aprender?
Exercícios para serem feitos relativos a aula de hoje: pág. 138 e 139. Exercícios: 4, 5, 7 e 9.
Correção dos exercícios da última aula (02/07): pág. 138 e 139.
1) A maior metrópole do México é a Cidade do México, capital do país e segunda maior metrópole do continente americano, com mais de 21 milhões de habitantes. A cidade do México apresenta alguns dos problemas inerentes às grandes cidades dos países em desenvolvimento, como altas de criminalidade, pouca mobilidade urbana, segregação e desigualdade de acesso aos serviços públicos.
2) a) A população mexicana é composta predominantemente pela miscigenação entre os ameríndios e os colonizadores espanhóis.
b) Entre as décadas de 1980 e 1990, a emigração mexicana para os Estados Unidos foi mais intensa. Em 1980, cerca de 2,2 milhões de habitantes mexicanos residiam nos Estados Unidos; já em 2000, esse número era de 9,2 milhões, aproximadamente.
c) O petróleo é o principal produto de exportação do México. Recentemente, sua exploração foi aberta à iniciativa privada.
3) D
6) Embora o México apresente um IDH considerado elevado, ocupando a 77º posição no ranking, as condições de vida no território mexicano são bastante desiguais. Ao mesmo tempo que alguns estados o nível de vida é considerado muito alto (com baixa parcela da população pobre ou extremamamente pobre), em outros estados, especialmente aqueles situados ao sul, prevalece uma condição de vida precária, com a maioria da população abaixo da linha da pobreza.
8) a) O México deixou de ser um país de emigrantes e passou a atrair imigrantes.
b) O fator econômico tem atraído trabalhadores braçais e estrangeiros de classe média da América Central para o México. Além do aumento de salários pagos na China e da alta nos custos de transporte no comércio global, podem ser mencionados fatores como a crise econômica de 2008 (que retraiu a economia de diversos países) e as modificações pelas quais passou a própria estrutura industrial mexicana, em especial as maquiladoras, que hoje recebem investimentos de empresas tecnologicamente mais sofisticadas.
Por hoje é só, queridos! Não deixem de fazer os exercícios referente a aula de hoje, assim como corrigir os exercícios da última aula e manter o caderno em dia. Abraços! ♥




Comentários