top of page

Geografia - aula 04/06 - Prof. Eloá

Olá queridos, bom dia!


Hoje vamos falar um pouco sobre a Rússia, destacando importantes aspectos das suas condições físicas, populacionais, econômicas, assim como sua trajetória para as características dos dias de hoje. Vamos aprender?


Lembrando que como sempre logo abaixo do vídeo temos a correção dos exercícios da última aula. Mantenham o caderno em dia, reitero esse pedido, pois será de suma importância.

Correção dos exercícios da última aula: Livro pág. 118 e 119.


1) O risco de pobreza ou exclusão social é um indicador que avalia o percentual de pessoas que recebem menos de 60% do rendimento médio mensal per capita do país onde vivem. Bulgária, Romênia e Grécia são os países que, em 2016, apresentavam as maiores parcelas da população em situação de risco de pobreza ou exclusão social.


2) A partir de de 2008, por conta dos efeitos da crise econômica que atingiu profundamente a Europa, observou-se um aumento significativo das taxas de desemprego. O ápice foi o ano de 2013, quando se registrou a taxa de 10,9%. A partir de 2014, com o início da recuperação econômica da União Europeia, ocorreu uma redução dessas taxas, que se aproximavam em 2017 dos patamares anteriores à crise.


3) Na União Europeia são desenvolvidas políticas regionais com o objetivo de promover o crescimento econômico e a melhora da qualidade de vida da população, sobretudo a dos países menos desenvolvidos, que são os que mais têm recebido auxílio das instituições da UE - além de investimentos de empresas transnacionais.


4. a) Para 2020, a União Europeia estabeleceu as seguintes metas: garantir que 75% da população com idade entre 20 e 64 anos estivesse empregada, investir 3% do PIB em inovação e tecnologia, reduzir emissões de gases de efeito estufa e ampliar a produção de energias renováveis, diminuir as taxas de abandono escolar e reduzir os índices de pobreza.


b) Os países candidatos devem atender a três condições básicas: ter desenvolvimento econômico, manter um regime político democrático que respeite os direitos humanos e aceitar a legislação da UE.


c) As vantagens trazidas pela adesão dos países pobres à União Europeia são o aumento de seu mercado consumidor, a integração de sua economia ao bloco e a livre circulação de pessoas e mercadorias.


d) Não integram a União Europeia: Noruega, Suíça, Ucrânia, Moldávia, Armênia, Kosovo, Sérvia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Islândia, Albânia.


6. a) Sérvia, Montenegro, Macedônia, Albânia e Turquia têm PIB per capita de 4 mil a 20 mil dólares, inferior ao da maioria dos países da União Europeia, o que indica que suas economias apresentam um nível de desenvolvimento menor do que o dos países do bloco.


b) Os aspectos que motivam diversos países a buscarem adesão à União Europeia são, sobretudo: beneficiarem-se da livre circulação de pessoas e mercadorias e das políticas de desenvolvimento econômico e social planejadas pelo bloco.


c) O processo de adesão à União Europeia avalia se o país atende a três condições principais: apresenta desenvolvimento econômico, mantém um regime político democrático que respeita os direitos humanos e aceita a legislação criada pela União Europeia.


8) Alternativa C.


Até a próxima aula, queridos! Não deixem de manter o caderno atualizado ♥

Posts recentes

Ver tudo
Aviso - Resultados de Recuperação

AVISO - Resultados de Recuperação pendentes serão disponibilizados segunda-feira, 21/12, após 12h. Atenciosamente, Coordenação - CPG

 
 
 

Comentários


logo-whatsapp-1024_edited.png
bottom of page