top of page

Correção de História.

Corrija com atenção!


Página 237 (Aula do dia 12/11/2020):

1) A ordem correta das frases é a seguinte: e, b, c, a, d.


2) letra c


Página 245:

1)

a) 2

b) 3

c) 5

d) 1

e) 4

f) 6


2) A cidade que deve ser eliminada é Rio de Janeiro, a única que não faz parte do grupo de vilas que se destacavam pela atividade mineradora.


Página 249:

1) Os escravos de ganho, encontrados nas regiões mais urbanizadas da colônia, eram cativos autorizados pelos senhores a exercer alguma atividade remunerada, como a venda de frutas, doces e galinhas, o conserto de sapatos e roupas ou mesmo o trabalho no garimpo. Parte do dinheiro obtido por esses escravos era entregue aos seus senhores; outra parte ficava com eles, formando uma reserva, muitas vezes, para a compra da liberdade. Nas vilas mineiras, o grande número de escravos de ganho possibilitou que a obtenção da alforria fosse mais frequente que no Nordeste açucareiro, por exemplo.


2)

a) Associações sociais organizadas em torno do culto a um santo.

b) Elas eram classificadas de acordo com o santo cultuado pelo grupo e da camada social que o integrava.

c) Organizavam atividades religiosas, como construção de igrejas e realização de procissões e festas, e prestavam serviços de assistência social.

d) A posição de destaque das irmandades se explica pela importância que tinha a religião na colônia e pela ausência das ordens religiosas regulares, expulsas da região das minas pela Coroa.


Para dúvidas:

Email: prof.tati.cpg@bol.com.br



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page