top of page

Aula de Informática - Profª Crislane Martins - 24/11/20

Aula de Informática - Profª Crislane Martins - 24/11/20 - Não esqueça de copiar a atividade para o seu caderno.





QR Code: entenda o que é e como funciona o código

O que é QR Code e qual a diferença entre o QR Code e um código de barras são algumas dúvidas que surgiram com a nova tecnologia. Por isso o TechTudo vai esclarecer as dúvidas sobre o QR Code, um código mais avançado e com mais funções que o antigo código de barras. Veja também como funciona um QR Code.

O que é QR Code?

O QR Code é basicamente um novo código de barras em 2D (o antigo código trabalha com apenas uma dimensão, a horizontal, e o QR Code utiliza códigos com informações tanto no plano horizontal como na vertical).

O código foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994, e foi desenvolvido inicialmente para a indústria de automóveis japonesa, para ajudar a catalogar as peças dos carros na linha de produção. Em 2003, a linguagem começou a ser aplicada em celulares, já que até as câmeras da tecnologia VGA, de baixa qualidade (presente em muitos aparelhos) são capazes de ler e interpretar a imagem. O QR Code já é muito utilizado no mercado publicitário, e várias ações trabalham, inclusive, com realidade aumentada. As empresas investem nesse tipo de campanha para oferecer mais informações e conteúdo exclusivo.

Qual a diferença entre o QR Code e o código de barras comum?

A primeira diferença é a representação gráfica de ambos. O código de barras é uma série de faixas escuras e claras, acompanhadas de uma numeração. Essa combinação só pode ser lida por um scanner que emite um raio vermelho. O aparelho lê a informação e a transfere para um computador, que converte tudo em números e, baseado no código e nas informações cadastradas em um banco de dados, nos apresenta informações que podem ser entendidas por nós. Já o QR Code é constituído de uma série de códigos e caracteres decodificados em uma imagem quadrada, dispondo de uma alta capacidade para armazenar dados.

Como funciona o QR Code?

Para ter acesso ao conteúdo codificado em um QR Code, a pessoa deve primeiro dispor de uma câmera em um telefone celular e um programa feito para ler o código bidimensional. Deve-se tirar uma foto da imagem pelo aplicativo que a converte imediatamente.


Como posso gerar um QR Code?

O uso dessa tecnologia é livre, portanto, qualquer pessoa pode gerar um código desses. Muitos blogueiros criam esse código para disponibilizar um link rápido para a versão mobile dos seus sites, por exemplo. Criar um QR Code é fácil, bastando apenas digitar o texto, link, número telefônico ou SMS desejado. Além disso, o site oferece um código HTML de incorporação para que você compartilhe em um site. Outra opção são os encurtadores de url, que geram o QR automaticamente. Você pode disponibilizar imagens e outros arquivos por meio de um QR Code utilizando Online converter.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page