top of page

Aula de Informática - Profª Crislane Martins - 26/10/20

Aula de Informática - Profª Crislane Martins - 26/10/20 - Não esqueça de copiar a atividade para o seu caderno.


De acordo com MÓDULO VI - E-mail na página 41 correio eletrônico da apostila vamos entender melhor sobre o que é correio eletrônico.


E-mail - correio eletrônico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre as pessoas. Anteriormente ao surgimento do correio eletrônico, os documentos e mensagens eram distribuídos de maneira menos ágil, comparando-se com o trabalho realizado pelos correios ou por outros meios tradicionais.

Cada usuário deste sistema possui um endereço eletrônico conhecido como email.

Através de programas de computadores que são clientes de email e de servidores de correio eletrônico o usuário recebe e envia mensagens.

Com a expansão dos serviços de web, o correio eletrônico tornou-se uma ferramenta muito difundida nas empresas, instituições e mesmo nas residências.

24. Webmail

Além dos softwares de e-mail (como o Outlook Express da Microsoft), podemos utilizar o Webmail, que são emails criados diretamente nas páginas de provedores como por exemplo BOL, Yahoo, MSN, Gmail e outros.

Esses provedores geralmente oferecem um serviço pago e outro gratuito, diferenciando entre eles, muitas vezes, a capacidade de armazenamento de dados. Existe, porém, excelentes contas gratuitas que oferecem inclusive, armazenamento ilimitado.

usuário@seuprovedor.com.br


Usuário – Nome do dono do e-mail; pode ser qualquer nomenclatura, nome, sobrenome, apelido, entre outros. Ex: gremista2013, colorado2013;

@ - O Arroba separa o nome de usuário do nome do provedor.

Ex: (professoracrislane@gmail.com)

Seu provedor – Nome do provedor que gerencia as contas de e-mail. Ex: gmail; hotmail; Yahoo

.com – Indica o tipo de organização (também se aplica aos e-mails); Ex: (professoracrislane@gmail.com)

.br – Indica o país de origem (também se aplica aos e-mails); Ex: (professoracrislane@hotmail.com.br)



Servidor de e-mail


Um servidor de mensagens é responsável pela recepção e envio de mensagens. Dentro deste processo há vários mecanismos utilizados pelo servidor antes da mensagem chegar até o destinatário.


Entrega local


Quando o envio do correio eletrônico possui o mesmo provedor de e-mail


Ex: Julio@gmail.com

Lucia@gmail.com


Eles vão ser entregues no mesmo local de servidor eletrônico.


No caso de entrega de correio eletrônico com servidores diferentes, significa que aquele provedor terá que entrar em contato com o outro provedor, para fazer o envio das informações e que a mensagem seja entregue.


Ex.: Julio@gmail.com

Ana@yahoo.com


Das duas maneiras o processo de envio leva apenas alguns segundos e nos dois casos os usuários poderão se comunicar sem problemas, não importa a distancia que estejam os usuários. Inclusive se estiverem em partes diferentes do mundo.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aviso - Resultados de Recuperação

AVISO - Resultados de Recuperação pendentes serão disponibilizados segunda-feira, 21/12, após 12h. Atenciosamente, Coordenação - CPG

Comments


bottom of page