top of page

Aula de Informática - Profª Crislane Martins - 09/11/20

Atualizado: 23 de dez. de 2020

Aula de Informática - Profª Crislane Martins - 09/11/20 - Não esqueça de copiar a atividade para o seu caderno.


Na página 31 até 33 da apostila vamos entender o que é linguagem de programação.


Acentuação


Não é recomendável que os documentos Web contenham acentos. Ainda que todos os navegadores existentes entendam a presença de um caractere acentuado, existem ocasiões em que o texto em HTML pode ficar truncado. Por exemplo, quando alguém copia uma página Web e a envia para outra pessoa através de correio eletrônico. Para contornar este problema, existe uma tabela de códigos que substituem os acentos. Os navegadores transformam estes códigos em caracteres acentuados e o documento poderá ser transmitido por qualquer meio. Sugestão: o documento pode ser escrito com os acentos e, antes de ir para o servidor de Web, ser submetido a uma macro de processador de texto para substituí-los pelos códigos HTML. O Apêndice A mostra a tabela de acentos ISO 8859 Latin-1. Para facilitar a leitura, os exemplos deste livro contêm os acentos normais de um editor de texto ao invés dos códigos.


Visualizando o exemplo no navegador


Assim que o exemplo for salvo no editor de texto com a extensão .htm ou .html, pode-se visualizá-lo em um navegador. Para abrir o arquivo, deve-se escolher Open, Open File ou Open Local File no menu File do navegador. Alguns navegadores tem um botão Open na barra de botões.


Como funcionam os tags


O primeiro exemplo mostra vários trechos de texto marcados por códigos colocados entre os caracteres < e >. Esses códigos, chamados de tags, são responsáveis pela marcação do texto em função de seu papel dentro do documento. O título principal é marcado com os tags<H1> e </H1>, enquanto os parágrafos são separados pelo tag<P>. Existem dois tipos de tags. Alguns são formados aos pares, indicando o início e o fim do trecho afetado, como o par <H1> e </H1>. Outros podem ser colocados individualmente, como o <P>, que simplesmente insere um espaço para dividir parágrafos. Mais adiante, mostraremos que os tags também podem receber atributos.


Tags básicos


Existem quatro pares de tags que devem ser sempre colocados na página. O par de tags<HTML> e </HTML> deve englobar todo o conteúdo da página (estar presente no início e no fim do texto) para indicar ao navegador que se trata de um documento HTML. O documento, por sua vez, está dividido em duas partes: o cabeçalho e o corpo do texto, cada um indicado por um par de tags diferente. Tudo que estiver entre o par <HEAD> e </HEAD> irá compor o cabeçalho, não aparecendo na página. O elemento principal do cabeçalho é o título do documento, que deve ser colocado entre o par <TITLE> e </TITLE>. Os navegadores mostram o título na barra de título do programa e na área em aparecem as páginas já visitadas. Por fim, existe o par <BODY> e </BODY>, que serve para indicar o corpo do texto, ou seja, a parte mostrada na janela do navegador.


Títulos


No corpo do texto podem ser colocados até seis níveis de títulos. A hierarquia começa em <H1>, como o maior título, e termina em <H6>, como o menor. Os títulos <H5> e <H6> aparecem tão pequenos no navegador que provavelmente nunca serão usados.


Parágrafos


Os parágrafos são digitados normalmente. O tag<P> serve para indicar o início de um novo parágrafo. Se o tag<P> for colocado antes de um título (<H2>, por exemplo), a marca de parágrafo é ignorada. Nesse caso, o próprio título se encarrega de colocar o espaço necessário.


Linhas


Assim como as marcas de parágrafo, as quebras de linha são indicadas por um tag simples. Para abrir uma nova linha, usa-se o tag<BR>.


Listas


O início de uma lista pode ser indicado com <UL> e o final com </UL>. Esse tag descreve listas não-ordenadas (unorderedlists, em inglês) e simplesmente coloca um elemento gráfico (um círculo, um quadrado etc.) no começo de cada item da lista. Existem outros tipos de listas. A relação completa pode ser encontrada no Apêndice B. O início de cada item é indicado com o tag<LI>.







6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aviso - Resultados de Recuperação

AVISO - Resultados de Recuperação pendentes serão disponibilizados segunda-feira, 21/12, após 12h. Atenciosamente, Coordenação - CPG

Comentários


bottom of page