Olá, queridos! Bom dia!
Hoje vamos dar continuidade ao nosso assunto sobre União Europeia. Já vimos diversas abordagens sobre esse bloco, de diversas ordens, e hoje vamos estudar um pouco sobre a desigualdade existente entre os países membros desse bloco econômico, algumas razões que explicam isso, e as tentativas de equilibrar e superar essa disparidade.
Lembrando que abaixo do vídeo, como de costume, temos a correção dos exercícios que foram passados da última aula (21/05). Não se esqueçam também de manter os cadernos em dia.
Correção dos exercícios da última aula (21/05): livros págs. 106 e 107
4. a) Observa-se uma importante parcela de fontes renováveis de energia (sobretudo a eólica, com 14% e a biomassa, com 9%), ainda que o carvão represente 43% e o gás 8% da matriz energética do país.
b) A Alemanha vem registrando crescimento significativo de produção de energia eólica e a partir da biomassa.
5) C
8. a) Os países europeus são os mercados mais importantes para a Alemanha. Em 2014, 58% das exportações alemãs se destinaram a eles. Fora da Europa, os Estados Unidos (8,5%) e a China (6,6%) foram os países que mais importaram produtos da Alemanha.
b) Pelo alto grau de tecnologia e inovação envolvidos nos produtos exportados (máquinas, automóveis e equipamentos eletrônicos). Esses produtos possuem alto valor agregado, gerando lucros maiores, uma das causas do desenvolvimento econômico do país.
c) A integração regional do continente europeu é grande e está representada no gráfico por meio das intensas trocas comerciais realizadas entre seus países, demonstrando a relevância que a União Europeia possui para seus membros.
Por hoje é só, turma! Abraços e se cuidem ♥
Comments